terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

[resenha] a rua número 12 - emerson machado

Graças à falta de tempo que essa semana vem me trazendo, estou reaproveitando uma resenha que tinha postado no Our Cup of Tea. Mas prometo que na próxima semana já tem resenhas inéditas novamente.

Sinopse
Fernanda tinha apenas seis anos quando ficou doente. Aos onze, internada para tratar de uma doença grave, começou a escrever um diário com a intenção de que se transformasse em livro. Nele a menina conta a história da Rua Número 12, das aventuras que viveu lá com seus amigos, do senhor Francisco, que viu a Morte doze vezes (por isso a rua ganhou o apelido de Rua Número 12) e fala sobre sua vida no hospital. É lá que Fernanda conhece seu anjo da guarda, Pedro, que também está internado e com quem troca muitas alegrias e algumas tristezas. Fernanda fala de suas experiências e do presente; nada fala do futuro. Sabe apenas que será feliz.

Primeiro, gostaria de adiantar que não li nenhum outro livro no mesmo estilo de A Rua Número 12, que é um sick-lit; exatamente, ainda não li A Culpa é das Estrelas, ou qualquer outro com menos propaganda, então não tenho como comparar ou fazer uma análise dentro do gênero especificamente, sendo assim, começarei pelo aspecto que mais me cativou e foi um dos motivos de eu ter enchido a paciência do Emerson para me dar uma cópia do livro por quase um ano (sim, fiquei desde setembro do ano passado insistindo, e acabei vencendo pelo cansaço! \o/).
Enfim, uma das coisas que mais me chamou a atenção foram diagramação e ilustrações de A Rua Número 12, e fiquei simplesmente babando em cima do livro na primeira vez que tive a chance de vê-lo fisicamente. A diagramação da Duna Dueto ficou muito boa, o que facilitou bastante a leitura, que por si só já era rápida, com uma fonte bem definida e de bom tamanho, e as ilustrações de Jackson Oliveira dão um toque ainda mais especial ao livro, pois ficaram muito bonitas.
Agora, deixando de lado o visual do livro, vamos a história, que isso é o que mais importa aqui!
Em A Rua Número 12 somos apresentados a Fernanda, um garotinha de 11 anos com uma série de problemas de saúde, que narra a sua vida, passada na Rua Número 12 e o hospital onde recebe tratamento. E é através dos olhos de criança de Fernanda que somos introduzidos a outros personagens incríveis, como um velho que dizem ter encontrado a morte 12 vezes, e um rapaz com quem Fernanda cria um laço de amizade muito forte, que a ajuda a passar os dias deprimentes no hospital.

O mais diferente no livro é o fato de ele não possuir uma aura deprimente da primeira a última página, mesmo se levado em consideração o tema de que trata. É claro, existem cenas que alguns ciscos caem no olho, mas cenas assim são necessárias em qualquer história, não é mesmo?

Título original: A Rua Número 12
Autor: Emerson Machado
Ano de publicação: 2012 (1ª edição)
N. de páginas:144
ISBN: 978-85-873-0640-1
Nota: 9 caracteres
Não esqueçam de curtir a page do blog no Facebook, e sigam pelo Twitter, Instagram e Bloglovin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário