terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

[resenha] punição para a inocência - agatha christie

Sinopse
Enquanto cumpria a pena pelo assassinato de sua mãe - um crime de que se dizia inocente - Jacko Argyle morre na prisão. Dois anos depois, surge um homem que possui um álibi para inocentar Jacko e fazer lembrar a todos que o crime ainda é parte daquela desgraçada família.

Punição para a inocência foi o livro que me deixou num estado "Charlie" (de The Perks of Being a Wallflower), leia-se "triste e alegre ao mesmo tempo". Pra ser sincero, até o momento foi um dos livros da autora que menos me agradou. O grande motivo para este desagrado foi o fato de ter conseguido acertar quer seria o assassino da história, e sim, eu fiquei triste por ter acontecido isto, porque na minha opinião o mais legal de qualquer livro escrito por Agatha Christie é a ideia de não acertar, por mais que se tente encaixar as peças, o culpado.

Fora esta "frescurite" minha, e uma narrativa meio estranha, que não consegui reconhecer muito como um estilo "Christie", e que não me impulsionou tanto na leitura quanto Assassinato no Expresso Oriente ou Treze à mesa, livros da autora que terminei em um ou dois dias, o restante do livro ainda foi bem planejado. É claro, minha dedução do assassino não aconteceu até pouco depois da metade, o que já foi uma grande conquista, já que ela conseguiu esconder bem por esse tempo.

Claro, não posso deixar de comentar a edição que possuo, uma bem antiga publicada pela Atalaya e Record, para um clube do livro, que me deixou muito feliz quando comprei em um sebo de Foz do Iguaçu. A edição é capa dura, e tem uma boa formatação se comparada a outras da mesma época, tirando alguns errinhos que são quase inevitáveis em livros antigos, e algumas expressões e formas de escrita que hoje são bem estranhas, ainda que se tenha em mente o tempo que passou desde a publicação original.

Título original: Ordeal by innoncence
Autor: Agatha Christie
Tradutor (a): Barbara Heliodora
Ano de publicação: 1958
N. de páginas: 260
ISBN: 85-0115-531-4
Nota: 7,5 caracteres

Nenhum comentário:

Postar um comentário