quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

[literatura] processo de publicação


Olá pessoal!

Para a coluna de [literatura] desta semana decidi trazer para vocês, com a colaboração da Fernanda Moura, assistente de marketing da Editora Arqueiro, um esqueminha explicando como é o processo de publicação de um livro, desde a escolha do original até a venda. Espero que gostem!

Aviso: lembrem-se que este é o processo pelo qual a Editora Arqueiro e outras do mesmo grupo trabalham, o método de escolha de originais principalmente pode variar dependendo da editora.

O início de tudo
A escolha de originais pode acontecer de três formas. Na primeira a editora adquire os direitos de publicação por meio de um leilão, em que as editoras entram com lances e propostas para divulgação, tudo bem especificado do projeto que tem para aquele livro. Isso normalmente acontece no caso de grandes autores, best-sellers, etc. A segunda forma é através das feiras internacionais, com a de Frankfurt (ainda vou nessa!!! *-*), em que os autores são apresentados, seja por meio de agentes ou outra forma, e se existir interesse, a editora entra com uma proposta para a compra dos direitos. A terceira forma de escolha de originais é através de quem mais entende do assunto: OS LEITORES. Nesta, a editora seleciona por indicações de leitores os livros que mais chamam a atenção, leem sobre o autor, e se a química for certa, entram em contato para fazer toda a negociação.

O processo pós-escolha
Aqui é onde toda a mágica começa a acontecer. Depois de escolher um original, primeiro o livro é traduzido, claro. Isso pode acontecer dentro ou fora da editora. Então acontece a primeira revisão, para corrigir "vícios de linguagem" do tradutor, comparar a tradução com o original (sim, comparação linha por linha!), verificando se não ocorreram "saltos", quando o tradutor pula uma parte do livro acidentalmente, e conferir se a tradução está condizente com o original. Quando essa primeira revisão fica pronta, o livro passa por mais três revisores, e então segue para a gráfica.

Projeto gráfico e impressão
O livro antes de poder ser enviado para a gráfica ainda passa por toda a produção gráfica, que envolve desde a escolha da tipografia (estilo e tamanho da fonte), até a disposição dos elementos visuais e textuais na página, e quando está certinho no seu devido lugar, o arquivo é fechado e enviado para impressão. Algumas editoras tem gráficas próprias, e outras já mantém contratos com fornecedores desse serviço.

Divulgação e vendas
Os livros são entregues para a equipe comercial da editora, responsável por distribuir para livrarias e outros pontos de venda. Cada livraria solicita uma quantidade x para sua loja, e isso depende do quanto pensam que aquele determinado livro irá vender, e então as editoras usam todo o seu "poder de sedução" para convencer os livreiros a comprar. A editora também tem as chamadas "promotoras", que são responsáveis por visitar as lojas e ver o que está em falta, como aproveitar melhor o espaço físico dentro da livraria, etc. A divulgação dos livros é feita através de anúncios em jornais, busdoor, redes sociais e peças promocionais. É claro que o bom e velho boca-a-boca não fica de fora, é onde entram os blogueiros parceiros, a organização de eventos literários, promoções e nossos amados e cobiçados marcadores de livros.

Bem, acho que consegui abordar os principais pontos da produção de um livro aqui. Mais uma vez, um muitíssimo obrigado a linda da Fernanda Moura, da Arqueiro, que me forneceu as informações para fazer o texto! <3 Se tiverem mais alguma dúvida, deixem nos comentários, tentarei ficar sabendo da resposta e trago pra vocês! ;-)

Imagem: Lit Culture (www)
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