terça-feira, 21 de janeiro de 2014

[resenha] o nome do vento - patrick rothfuss



Sinopse
Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso.
Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano – os lendários demônios que assassinaram sua família no passado.
Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade.
Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade – notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame.
Nesta provocante narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança.
Comecei a ler O Nome do Vento com um pé atrás por dois motivos; primeiro, o livro me foi indicado, e minhas experiências assim não são tão boas, e segundo, o tamanho do livro, e imagina se o negócio é ruim! Mas, grande surpresa, comecei a adorar a história já pela página 20, e a partir daí devorei o livro.

Um livro desse tamanho, com uma história tão complexa, era de se esperar alguns furos, mas Patrick Rothfuss conseguiu deixar tudo fechado, e ao longo da narrativa vai aparando as arestas e emendando pontas soltas. O que mais me interessou foi a capacidade que o autor teve para manter o ritmo mesmo quando mudava de ponto de vista (indo da terceira para a primeira pessoa), e intercalando capítulos mais curtos em meio a outros mais extensos.

A edição de modo geral também não deixou a desejar, e muito menos o acabamento. A lombada do livro continua intacta, o que sempre me deixa apreensivos em livros grandes, pois a medida que se chega lá pela metade, a lombada começa a ficar marcada (tenho alguns livros que ficaram assim e que eu ainda morro de dó), mas para meu espanto, isso não aconteceu. Quanto a parte interna, a fonte e o tamanho utilizados também foram muito bons, fugindo daquelas letras muito pequenas, que você precisa apertar os olhos para ler corretamente. E, pra finalizar a edição, PÁGINAS AMARELAS! Nem preciso falar mais nada sobre esse aspecto, essas duas palavras já dizem tudo.

Em um cômputo geral, minha experiência de leitura com O Nome do Vento foi incrível, e só vou me segurar com todas as forças para não ler o segundo livro agora, porque tenho certeza que vou querer o terceiro quando terminar, e se ainda não tiver sido lançado, provavelmente vai me causar muita chateação (e pra editora também, porque vou ficar em cima, pedindo informação sobre o "status" do lançamento hehe).

Enfim, é isso, espero que tenham gostado da resenha, e se animado para ler O Nome do Vento. Tem algum livro que vocês querem ver resenhado aqui? Mandem nos comentários, pelo formulário de contato ou por qualquer uma das redes sociais do blog. Até a próxima!
Título original: The Name of the Wind
Autor: Patrick Rothfuss
Ano de publicação: 2009
N. de páginas:
656
ISBN: 978-85-9929-649-3
Nota: 9 caracteres

Não esqueçam de curtir a page do blog no Facebook, e sigam pelo Twitter, Instagram e Bloglovin.
Follow on Bloglovin

Nenhum comentário:

Postar um comentário