quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

[literatura] desafio literário skoob curitiba 2014


Olá pessoal!

O post de hoje não é uma dica, mas sim para falar de um desafio literário que aceitei participar este ano. O desafio original foi feito pelo blog Desafio Literário 2013 mas os organizadores de um clube do livro (o Skoob Curitiba/Blog 10Culturando) que participei da reunião inaugural no ano passado propuseram que fizéssemos este desafio. Claro, já tenho o DL do Goodreads, mas como este pode ser inserido no primeiro, decidi me arriscar e tentar a sorte pra ver se consigo me disciplinar e ler todos os livros pretendidos.

Enfim, o desafio funciona da seguinte maneira. Os participantes deverão ler e resenhar pelo menos um livro de cada tema durante o ano. Só valem livros lidos pela primeira vez em 2014, e a resenha é fundamental ao final da leitura. Abaixo está a listinha com o tema de cada mês, o livro que escolhi para ler e uma pequena explicação do porque escolhi ele. Só não coloquei Harry Potter em duas categorias do desafio porque ele não é permitido aqui. :(

Se vocês quiserem saber mais sobre o clube do livro ou ver as regras certinhas do desafio, é só acessar os links na postagem.


Janeiro - Conto de fadas/Fantasia
Livro escolhido: O Nome do Vento, de Patrick Rothfuss
Por quê escolhi esse? Bem, pra ser sincero foi uma questão de praticidade. Recebi o livro para fazer resenha, e como já se encaixa, do meu ponto de vista, no tema do mês de janeiro, decidi colocar O Nome do Vento como minha primeira leitura do desafio.











Fevereiro - Policial/Mistério
Livro escolhido: Punição para a inocência, de Agatha Christie
Por quê escolhi esse? Já estou com este livro na minha estante desde o final de 2011, e fico me enrolando pra ler. Então, já que não li por bem, este ano vou me policiar e ler para o desafio. E, é claro, eu não vou deixar a oportunidade de colocar um livro dessa autora incrível em um desafio!











Março - Escrito por mulher
Livro escolhido: Tempo é dinheiro, de Lionel Shriver
Por quê escolhi esse? Sendo sincero novamente, foi o único livro dentro do "tema" que me animou na minha estante. Então, aí está, em março lerei pela primeira vez algum trabalho de Lionel Shriver (não, eu não li "Precisamos falar sobre Kevin", mas ainda pretendo).











Abril - Pós-apocalíptico/Distópico
Livro escolhido: Insurgent, de Veronica Roth
Por quê escolhi esse? PRECISO terminar a trilogia! Li Divergent em julho do ano passado, mas me enrolei o ano todo pra comprar os outros da trilogia, já que estava tendo meus preconceitos contra paperbacks, e queria muito a edição especial do segundo livro (é linda, sério, e ainda vou comprar!!!!). Acabei não resistindo quando o box com os três livros por menos de 60 reais no Submarino e comprei, só não li em 2013 mesmo porque chegou alguns dias antes da minha viagem e não queria levar muito peso, já que precisaria trazer outros livros.







Maio - Livro que virou filme
Livro escolhido: Drácula, de Bram Stoker
Por quê escolhi esse? Mais um que já está na minha estante desde o final de 2011, e mesmo tendo muita vontade de ler, ainda não o fiz por motivo de "falta de vergonha na cara". E talvez por ter tido uma overdose de vampiros, e poucos livros deste gênero estarem me agradando completamente. Só esperar gostar!











Junho - Comédia
Livro escolhido: Coleção O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams
Por quê escolhi esse? Outra falha na minha "educação nerd" é nunca ter lido O Guia do Mochileiro das Galáxias. Mesmo estando muito barato há tempos no Submarino, é outro que venho enrolando mas que neste ano decidi tomar "vergonhol" e ler a série inteira. Só me comprometi com todos os seis livros porque são curtos.









Julho - Thriller/Terror
Livro escolhido: The Raven, de Edgar Allan Poe
Por quê escolhi esse? Depois de ler Histórias Extraordinárias no ano passado eu simplesmente me apaixonei pela escrita do autor, e como este é um dos trabalhos mais famosos dele, porque não colocar no desafio!












Agosto - Um livro com nome próprio no título
Livro escolhido: Emma, de Jane Austen
Por quê escolhi esse? Enquanto ainda estava em Minas, nas férias, assisti a mini-série produzida pela BBC e, além de me apaixonar pela atriz que interpreta Emma, aquela coisa linda da Romola Garai (sim, esse é o nome dela mesmo!), também fiquei muito interessado em ler o livro, mesmo já tendo como meta de 2014 ler todos os outros livros da autora.










Setembro - Serial killer
Livro escolhido: Red Dragon, de Thomas Harris
Por quê escolhi esse? Acho que não preciso me explicar muito sobre o por que de ter escolhido esse. É Hannibal, pelo amor de Deus, eu preciso de MAIS algum motivo pra colocar esse livro no desafio?! Eu acho que não, né!












Outubro - Escritores mundiais (exceto EUA e Inglaterra)
Livro escolhido: Dias Melhores pra Sempre, de Maurício Gomyde
Por quê escolhi esse? O motivo para colocar esse é que Dias Melhores pra Sempre é ainda um dos únicos do autor que eu ainda não li, junto com o primeiro, O Mundo de Vidro, mas pretendo também corrigir esta falha em 2014.











Novembro - YA/Infanto-juvenil
Livro escolhido: Destined, de P.C. e Kristin Cast
Por quê escolhi esse? Mais um momento sincero: vai ser a única maneira de eu me obrigar a ler este livro. Até gosto da série, mas me desanimei um pouquinho de uns tempos pra cá, e mesmo tendo comprado o livro em agosto do ano passado, até hoje não consegui ler ele.











Dezembro - Livre
Livro escolhido: Livro surpresa!
Por quê escolhi esse? Ainda não me decidi qual livro lerei em dezembro, então, fica no ar o mistério (até mesmo pra mim), de qual será o escolhido para fechar o desafio literário de 2014! Sugestões?!












Para quem mora em Curitiba e se interessou pelo Clube do Livro Skoob Curitiba, as reuniões ocorrem a cada 15 dias, em diversos locais, é só procurar pelo grupo no Facebook.

E aí, o que acharam das minhas escolhas? Quais seriam as de vocês? Comentem!
Não esqueçam de curtir a page do blog no Facebook, e sigam pelo Twitter, Instagram e Bloglovin.
Follow on Bloglovin

Nenhum comentário:

Postar um comentário