sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

[desabafo] preconceito literário

Olá pessoal!

O texto de hoje será um pouco menos polêmico que o primeiro [desabafo]. O assunto surgiu no último encontro do Clube do Livro Skoob Curitiba de que participei, no sábado passado, e agora vou tentar expor um pouco da minha opinião da forma mais clara possível. Então, vamos lá!


Como disse, o assunto surgiu numa das discussões do Skoob Curitiba, quando começamos a falar de pessoas que tem preconceito contra determinado autor, ou algum livro ou gênero literário. Um dos mais conhecidos, pelo menos pra mim, é o preconceito que muita gente tem contra quem lê Paulo Coelho, e até hoje não entendo bem o por quê. Não digo que sou fã do autor, mas eu mesmo leio um ou outro livro dele, e realmente não vejo nada demais, pois existem gostos e gostos, e também há bastante espaço para que cada um tenha suas preferências.

Enquanto discutíamos, começamos a levantar pontos que podem ser considerados como "relevantes" pra que tal coisa aconteça, e o que mais concordei foi o de pessoas que tentam ser "cult" demais, ou seja, demonstrar ter uma cultura considerada "elitizada", o que pode ser resumido em: pessoas que se acham importantes, mas na verdade não fazem a mínima diferença na sociedade. E não falo apenas destes que são como eu e você, presentes no público, mas também de muitos seres midiáticos, que pensam ser algum tipo de deus, com sabedoria infinita e poder para julgar o que é bom e o que não é.

Não serei hipócrita aqui a ponto de dizer que eu mesmo não tenho meus preconceitos literários, pois tenho alguns, mas mantenho pra mim (e pra alguns amigos quando quero encher a paciência ;) ), e se não gosto de algum livro, autor ou gênero literário, o que faço é o mais sensato: NÃO LEIO! É claro, uma crítica ou espetadinha vez ou outra é impossível não fazer, mas daí partir para a ignorância e algumas vezes não fazer amizade só por causa de um gosto, vamos combinar, é muita falta do que fazer.

Então, a proposta é: você pode até expor o seu "não gostar", mas respeite se a pessoa ao seu lado pensa diferente. Impor gostos é algo arcaico, e não estamos mais na Idade Média para nos permitir atitudes como estas.

Um comentário:

  1. Fato. Parei de critixar leitores de Paulo Coelho quando em uma aula de fundamentos literários uma professora perguntou quem já havia lido Paulo Coelho. Poucos ergueram a mão com convicção e outros timidamente, enquanto outros riam. Essa professora fez a seguinte comparação: se vc nunca comeu chuchu, como sabese é bom ou ruim? De ouvir falar? Por acaso você não pensa?
    Então acabei concordando com ela e parei de criticar oq não conheço.
    Problema que como você disse, os pseudo cults vão querer ser mais. A ideia de vc não gostar ou ir na onda dos outro vale pra qualquer área do conhecimento.
    Parei de julgar antes de conhecer.

    ResponderExcluir