sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

[desabafo] estereótipos


Estava um pouco em dúvida sobre o que falar nesta sexta, mas daí me veio a ideia de falar sobre algo que eu sempre observei nos mais variados lugares, até mesmo nos que eu menos esperava: estereotipização.


Vi uma situação se desenrolar há poucos dias com uma amiga minha, e foi então que realmente tive certeza: às vezes não importa o nível de instrução de alguém, nem o quanto ela pareça ser culta, qualquer um é capaz de ser um idiota quando tentar "taxar" uma pessoa levando em conta os gostos apenas.

Também achava, até o final do ensino médio, que esse tipo de atitude se estendia até aquele ponto apenas, e que depois, quanto mais a pessoa avançava, menos provável seria ela tentar fazer essa "definição" de forma tão tosca (por falta de termo melhor). Mas me espantei quando deparei com situações iguais ou semelhantes em ambientes que eu não esperava, e até mesmo de quem eu não esperava algo do tipo.

Falo tudo isso por experiência própria, pois já passei por situações um pouco desagradáveis com pessoas que tiveram a capacidade de falar que eu era alguma coisa porque estava lendo ou assistindo algo que ela pensava não ser para mim. Sem exagero nenhum, já sofri discriminação pela estampa de uma camiseta, uma coisa tão simples assim. Claro, eu tive vontade de dar um belo soco na pessoa, mas me controlei e dei minha resposta clássica pra situações como esta: O dinheiro e a vida são meus, eu compro e uso a roupa que eu tiver vontade. ;)

Bem, não tenho muito mais o que falar, e acho que já deixei bem claro que acho esse tipo de atitude algo muito estúpido. Então, por favor, não falem nada tão preconceituoso perto de mim, se não quiserem receber uma resposta bem educada e ácida.

Mas, quero saber de vocês, já passaram por algo parecido? Contem!

Não esqueçam de curtir a page do blog no Facebook, e sigam pelo Twitter, Instagram e Bloglovin.
Follow on Bloglovin

Nenhum comentário:

Postar um comentário